África do Sul
Entre vinhos e montanhas!
África do Sul
Entre vinhos e montanhas!
Azzara Wine Estate - Stellenbosch
Eu particularmente nunca tive muita expectativa em visitar a África do Sul, ao contrário da Amanda que sempre sonhou em fazer um safari. Após a pandemia, só em 2024 as companhias voltaram a operar rotas diretas entre o Brasil e a África do Sul, imediatamente Amanda sacou o seu roteiro que já estava preparado e compramos as passagens.
Como um roteiro pode surpreender: pontos turísticos, culinária, praias, vinícolas, degustações, frio, montanhas e claro, safáris - tudo em uma única cidade: Cape Town. Mas aqui eu vou contar só uma parte pequena dessa história 🍷🍇. Primeira impressão ao chegar: tudo funciona, tudo organizado, tudo no seu lugar. Não era de se esperar menos, tudo relembra a coroa Britânica, a começar pela mão inglês no trânsito, que me desafiou pelos primeiros dois dias (alugamos um carro pois é a melhor forma de explorar tudo o que havia no roteiro).Não vou explorar nesse texto detalhes do começo e do fim da viagem, vou deixar isso para a versão África do Sul da Amanda, pois essa era a viagem dela. O que quero enfatizar aqui é a riqueza que existe na região de Stellenbosch e Franschhoek. Duas cidades localizadas a leste de Cape Town, pouco mais de uma hora de carro por rodovias de dar inveja.
A região possui mais de 150 vinícolas, ou seja, já coloque na sua lista pelo menos umas 3 visitas a África do Sul. Visitamos entre 2 e 3 vinícolas por dia ao longo de 4 dias, o que consideramos um tempo bom. Para os amantes de vinho é o paraíso na terra, todas as degustações acompanhadas de queijos excepcionais e com visuais de tirar o fôlego.
Uma das vinícolas que visitamos que marcou demais pela atenção dos detalhes: Mullineux & Leeu. Mesmo para aqueles, que como eu gostam de vinho, mas não são experts. Fomos recebidos e direcionados para um jardim onde era feita a degustação. Nos foram apresentados três vinhos diferentes. O ponto mais intrigante era que os três vinhos eram da mesma uva, da mesma região de plantio, da mesma época de plantio e também da mesma época de colheita, o que diferenciava-os era o solo no qual as videiras estavam plantadas. Eram três terrenos propositalmente preparados de maneira diferente com areia, rochas e demais detalhes.
O resultado de toda a experiência é incrível. Um aprendizado gigante sobre os vinhos, como são cultivados, a atenção que recebem em todo o processo e assim por diante. Tivemos uma verdadeira aula durante algumas horas daquela manhã gélida de sol. Obviamente saímos dali com mais duas garrafas embaladas para trazermos de volta pro Brasil 😆. No final desses dias entre as duas cidades foram 11 garrafas no total e não se preocupe, todas chegaram em segurança no Brasil.
Partimos então para mais algumas horas de carro até o Sarafi, mas essa parte é com Amanda, vale a pena ouvir os detalhes dela. Mas se você é apaixonado por vinhos e quer ter uma experiência excêntrica e diferente do tradicional Chile, Argentina e França, considere Cape Town, tenho certeza que como eu fui surpreendido você também será!
Rickety Bridge Winery - Stellenbosch
Waterford Estate
Delaire Graff Estate
Mullineux & Lee Family Wines
Também é apaixonado por vinhos e busca uma viagem diferente?
Não perca tempo, entre em contato com a Fly.e Travel e planeje agora a sua viagem!