Praga - República Tcheca
O charme do leste Europeu 🇨🇿
Praga - República Tcheca
O charme do leste Europeu 🇨🇿
Relógio Astronômico (ou Orloj)
Sabia que Praga foi eleita a cidade mais bonita do mundo?
Costumo dizer que Praga é minha favorita do Leste Europeu antes mesmo de ter pisado lá... e depois de ter ido, continuo confirmando isso!! Mas com tantas belezas pelo Leste Europeu, confesso que não sei dizer qual amo mais. Visitamos Praga quase no inverno, junto com outros países do Leste... Áustria, Hungria e Polônia, além da Alemanha - em uma viagem de 16 dias.
Praga e Budapeste pra mim era um sonho antigo, e eu tinha muitas expectativas. Sempre ouvi dizer que eram as cidades grandes mais bonitas da Europa. E eu concordo. Porque todas as outras são muito iguais, parece sempre que você está no mesmo lugar. Esse é um dos motivos que repito sempre porque não acho atrativo cidade grande.
Mas Praga e Budapeste, é um charme a parte, são bem diferentes do resto.
Praga é uma cidade medieval... é magica! entre pontes, torres e ruas de pedra tudo parece feito pra parecer um conto de fadas. O som dos músicos na rua (eu amo isso!), o rio Moldava (Vltava em Checo) e o cheiro de café saindo das vielas medievais criam uma atmosfera que mistura história e encanto em cada esquina. Ficamos por lá 2 dias inteiros. Deu pra aproveitar muito bem, sem correria. Mas se tivesse mais um dia, com certeza colocaria um bate-volta a mais alguma cidade da Rep. Tcheca.
Pra começar nosso blog, uma questão que divide opiniões: A moeda oficial da República Tcheca é a Coroa Tcheca. Dizem ser mais em conta pra comer, se hospedar etc, mas não achamos nada barato.😅 (claro que se comparado com a Suíça, por exemplo, será muito mais barato sim!) Talvez também porque não somos esse tipo de viajante que busca preço. Buscamos sempre expêriencias.
Então, obviamente, a sua experiência vai de acordo com as suas escolhas. Sempre trago isso aqui porque existem muitos tipos de viajantes, e as nossas indicações aqui sempre tem um padrão melhor.
Chegamos em Praga antes mesmo do sol nascer, em um dia tipicamente bem frio. As temperaturas já estavam em quase 0 graus, e os próximos momentos seriam negativas. E o que mais me marcou nessa viagem foi ser recebida por neve, muita neve logo no primeiro dia! o termômetro marcava -2 graus, mas eu ainda julgava impossível ver tanta neve por nem ser inverno ainda. Fui surpreendida! Praga nos recebeu do melhor jeito, e isso foi muito mágico. No primeiro dia aproveitamos para conhecer os cafés, lojinhas, conhecer a famosa ponte Charles Bridge (ou comumente chamada de Ponte Carlos), andar pela cidade medieval - AH, nós hospedamos lá, bem pertinho da praça velha onde tem o Relógio Astronômico mais famoso do Mundo! E super valeu a pena, foi uma delícia de experiência 😍 Essa já é minha primeira sugestão para você!
Nesse dia almoçamos no Terasa U Prince, é um rooftop muito famoso que fica de frente para o Relógio Astronômico, e vale o hype. Você vai pagar caro, mas vale o investimento. A vista panorâmica da praça é de tirar o fôlego (vou deixar uma foto - e pra quem quiser ver mais, só olhar os meus destaques no Instagram. Lá não escondo nada!)
Posso dizer que fizemos todas as refeições pela praça da cidade velha e arredores, era mais cômodo, perto e mais fácil, porém, se você quiser fugir de gastar muito com alimentação sugiro procurar por outras opções fora dali.
Nesse dia a noite exploramos demais. Se Praga de dia encanta, a noite ela hipnotiza. Agora imagina nevando!!! 😮💨❄️ A cidade muda de tom. Fica mais silenciosa, mais misteriosa, quase teatral.
Caminhamos de novo(muitas vezes mesmo!) pela Ponte Carlos, agora mais vazia, com som de violino no fundo pra completar e as estatuas pareciam vigiar o caminho naquela noite congelante. Ficamos ali um tempo.
Fomos jantar em um restaurante em frente ao relógio -que não me recordo o nome- mas era uma sopinha de lagosta. Estava muito boa, e como estava nevando muito, foi o que ajudou a esquentar. André aproveitou para experimentar as cervejas também!
Depois ainda seguimos para as ruas do Bairro Judeu [atravessou a ponte, chegou] para conhecer o muro do Jhon Lennon, que André é fã 🥲
Terasa U Prince - Rooftop com vista pra cidade velha
Nevou tanto nesse dia e a noite, que quando acordamos no outro dia estava tudo branquinho! ❄️🌬️ Quando acordei que abri a janela do quarto fique em êxtase! 😮
Levantamos no momento que abre o café da manhã no hotel(SEMPRE! porque André gosta de ficar pelo menos 1h comendo😂) e depois já partimos pra conhecer o Castelo de Praga, e dentro dele a Catedral de São Vito.
O Castelo fica em um ponto bem alto da cidade -vá preparado fisicamente pra subir muitas escadas e morros- mas a cada degrau a cidade parecia se revelar de um novo jeito. As torres, os telhados, o rio cortando lá embaixo. A vista lá de cima é de tirar o fôlego. Dentro do castelo cada detalhe conta uma história. A catedral de São Vito me fez sentir minúscula perto da grandiosidade gótica. Lá dentro paramos para um café, clássico e essencial em lugares frio. Comemos e ficamos observando a vida passar. Praga tem disso: ela te ensina a desacelerar.
🏰 O Castelo de Praga é mais do que um castelo - é uma cidade dentro. Tem:
📍Praça de entrada
📍Catedral de São Vito: é o principal destaque. Tem túmulos dos reis e imperadores tchecos
📍Antigo palácio real: foi residência dos reis da Boêmia
📍Basílica de São Jorge
📍Rua do Ouro: pequenas casinhas coloridas do séc. XVI, moravam os artesãos e guardas. Hoje é loja de Souvenirs, mini museus e ateliês de arte.
📍Torre Daliborka: funcionava como prisão
📍Jardins do Castelo: jardim real, jardim Sul e Leste
Como chegamos: como nos hospedamos na cidade velha, perto da praça, faziamos tudo a pé. E pra ir pro Castelo também foi assim, só atravessamos a ponte Carlos e começamos o trajeto que não era tão longe -mas íamos parando, conhecendo e tirando foto (trajeto dura 25/30 min)- como nevou muito, a cidade ficou ainda mais perfeitinha e não conseguíamos andar muito sem parar pra tirar uma foto, pq realmente ficou demais! E essa é a parte de boa de uma boa hospedagem bem localizada, você conhece tudo explorando a pé, e foge de ficar preso em táxis e metrôs.
🍺 Praga é um parque de diversões gastronômico. O que não pode deixar de experimentar:
1. Trdelník: o famoso doce em espiral, assado na hora, coberto de açúcar e canela, recheado com chocolate ou sorvete. Até hoje eu não sei como sobrevivo sem isso. Comia em qualquer oportunidade. Ele é perfeito. Tem em qualquer esquina na cidade velha.
2. Cerveja Tcheca (Pilsner ou Lager): experimente as marcas locais em cervejarias artesanais. A república Tcheca é famosa pela melhor (e mais barata) cerveja do mundo.
3. Knedlíky (bolinhos de massa): são bolinhos de batata ou pão, servido com carne com molho cremoso
4. Wurst/Salsichas tchecas: experimente com mostarda ou ketchup artesanal.
🍽️ Vou deixar aqui algumas sugestões de restaurante:
Café Louvre: café restaurante gourmet
Terasa U Prince: rooftop na praça do centro histórico (que falei acima)
La Degustation Bohême Bourgeoise: no centro histórico
White Horse Prague: na praça do centro histórico
Mlynec: próximo a ponte Carlos
U Fleku: taberna mais conhecida e antiga de Praga! cervejas & comidas tchecas
E eu amo a Starbucks também, então onde tem estamos parando!☕ Em Praga não ia ser diferente. Ah, e o Hard Rock também!
Praça do castelo de Praga ❄️❄️❄️
Trdelník - Doce tradicional de Praga
Ponte Carlos (Charles Bridge)
E não posso deixar de dizer aqui que Praga também tem a cidade moderna, como em todo lugar. Fomos conhecer, mas não achei imperdível. Se você gosta de ver o lado mais contemporâneo, vale a pena passar para conhecer a Dancing House (a casa dançante) pelo menos pra fotos, e a praça Venceslau.
Arquitetura ousada, arte moderna, bares alternativos e espaços culturais inovadores. Nesse lado você vê a Praga viva e atual!
Mas a minha recomendação é: fortemente caminhar muuuito pela cidade velha, é sem defeitos! Explore todos os cantinhos, ruelas, cafés, lojinhas, bares e restaurantes. Dedique mais tempo á ela.
Sou tão fã que até meia de Praga eu comprei kkkk 😅
E durante a nossa viagem, nos juntamos a dois amigos ainda em Praga e depois partimos para a Polônia, o que ficará para outro blog... Só vou dizer que a Polônia também é UAAAU! 🤩
E para encerrar, espero de coração que a nossa experiência contribua no planejamento da sua viagem a Praga! 🇨🇿
Praga merece destaque: é linda, segura, limpa e organizada. Superou todas as minhas expectativas, que já eram bem altas! Um roteiro por lá irá encher seus olhos e coração com memórias afetivas. 🥹
E se tiver dúvidas, conte com a nossa consultoria personalizada, sabemos que caminhos certos fazem toda a diferença e um olhar atento pode transformar a sua viagem em uma experiência inesquecível.
Lá nós fazemos de tudo para que você viva o melhor de cada viagem, ao seu jeito e no seu tempo.
beijô, e até o próximo blog. ✈️
Com carinho,
Amanda.💙
Praça do centro histórico de Praga
O leste europeu guarda cultura, arte e muito mais da era medieval. Que tal colocar esse destino na sua lista?
Entre em contato com a Fly.e Travel e planeje agora a sua viagem!