Portugal
História e gastronomia de tirar o fôlego!
Portugal
História e gastronomia de tirar o fôlego!
Ribeira em Porto & Ponte Don Luis I
Padrão dos Descobrimentos - Lisboa
Portugal sempre foi um destino que subestimei. Dizia que não tinha interesse em visitar e muitas vezes repeti que não havia nada de interessante lá. Em 2021 passei 40 dias em Portugal a trabalho, felizmente pude incluir uma semana de férias neste período e sob responsabilidade e custos próprios exploramos eu e Amanda a região (Amanda foi por conta própria para a casa de um casal de amigos). Como as coisas funcionam na vida né, um dos lugares que eu mais critiquei foi um dos que mais me surpreendeu: culinária de refino, vinhos de altíssima qualidade - e custando menos de 5 euros, cultura e hospitalidades incríveis e sem contar nos visuais do Rio Douro, por do Sol na ponte Dom Luís I e um vinho na ribeira 🥵
A região do Porto possui muitas atividades, das quais recomendo que todas sejam feitas a pé mesmo. Pegue um metrô até a ribeira e depois explore todos os cantos da cidade andando, mas vá preparado, são morros e mais morros. Igrejas preservadas e uma coleção de azulejos azuis, caves de pedra onde são armazenados os famosos vinhos do Porto, restaurantes espetaculares em todas as ruas e vielas tanto do lado do Porto quando do lado de Gaia.
A cidade é cortada pelo rio Douro e é aí que Portugal começa a te impressionar ainda mais. Há algumas poucas horas pelas margens você chega até a região onde estão algumas das melhores vinícolas do mundo, todas de portas abertas com visitas guiadas, degustações imersivas e restaurantes sofisticados e de boa culinária. Na mesma distância em sentido sul de Porto você pode conhecer Aveiro, charmosamente chamada pelos locais de a Veneza Portuguesa 🤪. Não é Veneza mas o lugar é muito elegante e conta com alguns restaurantes estrela Michelin. Um pouco mais perto porém no sentido norte está Braga e Guimarães, cidades preservadas e com uma história de tirar o fôlego.
Isso tudo que eu comentei está a pouca horas ao redor da cidade de Porto, mas particularmente eu desconfio que você terá dificuldade em decidir se sai do Porto para visitar outra cidade ou gasta mais um dia nos resultantes a beira do rio degustando um ótimo bacalhau acompanhado de um papa figos - esse vinho é obrigatório pra quem visita Portugal.
Mas Portugal não é só isso, Amanda vai te contar outra parte da história 👇🏻
Portugal, um acaso na minha vida, decidido pouquíssimo tempo antes, e que eu não esperava NADA já até entrou pro meu top 5 destinos.
Na verdade, explorei vários lugares sozinha (sem o André) e é por isso que se tornou uma experiência indescritível. Voltaria 1000x! Nunca havia feito uma viagem só e cogitei por várias vezes não ir. Mas que bom que fui. Um país que me conectou com tantas pessoas de diferentes lugares e idades -fiz tours em grupo, com 80+ 😂- e que também é super tranquilo para mulheres viajarem sozinhas! (Quem quer viajar e não tem companhia, podem começar por Portugal)
Mas vou deixar primeiro aqui o que visitamos e vale muito a pena colocar em seu roteiro se estiver com a ideia ou viagem marcada a Portugal: Porto, Valle do Douro, Aveiro, Braga, Guimarães, Lisboa, Óbidos, Cascais e Sintra! 💙
Porto foi o melhor lugar ao meu ver. Comida incrível, caves ótimas, degustação de vinho, se perder entre morros e ruas… explorei praticamente tudo a pé e foi super seguro. Do Porto parti em direção a Aveiro, depois Braga e Guimarães, e também inclui a famosa região do Douro! Essa parte é impossível não colocar em um roteiro para Portugal. Como é incrivelmente linda… no Douro existem várias vinícolas e degustações, e até mesmo passeio de barco no rio Douro que é imperdível!
Depois disso, André teve uns dias de folga, alugamos um carro, que vale muito a pena para explorar várias cidades de Portugal, e fomos rumo a Lisboa (o que não achei tão atrativa quanto o Porto mas recomendo uma passagem pela cidade pelo menos para experimentar os famosos pastéis de Belém). Pernoitamos em Lisboa para nos outros dias conhecer Sintra, que é a região dos castelos, Cascais, a riviera portuguesa com lindas praias, e Óbidos conhecida como a joia portuguesa, uma vila medieval cercada por muralhas.
Portugal tem um clima agradável, e o preço é bem melhor quando comparado a outros países da Europa. É fácil de se locomover, fácil de comer e de se comunicar. Um país incrível, e que vale a pena ser explorado o máximo de cidades que der.
E o que não pode faltar na experiencia gastronômica: os pastéis de Belém por toda a parte mas os melhores estão em Lisboa, a ginja que é uma bebida típica de licor, um bom bacalhau que é bem diferente do Brasil, ovos moles de aveiro(nojento kkk), e muitos vinhos do Porto com a francesinha!
Tá aí a nossa recomendação e visão, agora é só planejar a sua experiência por Portugal! 🇵🇹
Santuário Bom Jesus do Monte - Braga
Francesinha do Porto - Taberna Londrina
Palácio Nacional da Pena - Sintra
Pastéis de Belém - Lisboa
Pronto para descobrir por que todos se apaixonam por Portugal?
Não perca tempo, entre em contato com a Fly.e Travel e planeje agora a sua viagem!