Budapeste - Hungria
onde o Danúbio sussurra segredos de tempos antigos... 🇭🇺
Budapeste - Hungria
onde o Danúbio sussurra segredos de tempos antigos... 🇭🇺
Memorial dos sapatos a beira do Danúbio
Mais um blog do Leste Europeu por aqui... E eu amo falar de Budapeste. Silenciosa mas ao mesmo tempo tão vibrante e bela.
Chegar lá foi como sentir uma cidade profunda, antiga e um mix de sentimentos... sabe porque? Porque Budapeste carrega um peso enorme, que remete ao Holocausto. Passear pelos sapatos a beira do Danúbio, nos faz lembrar o que realmente aconteceu lá: na Segunda Guerra Mundial, os Judeus eram obrigados a tirar os sapatos para serem executados, pois os sapatos eram valiosos na época. E hoje virou um memorial com um lembrete poderoso para que não esqueçamos o que aconteceu lá. 🕊️
Budapeste é dividida em dois lados pelo rio Danúbio: Buda e Pest.
Uma cidade só, com duas experiências diferentes.
Buda é o lado oeste, mais calmo, mais verde, com morros e vistas panorâmicas. Já Pest, no lado leste, é a parte cosmopolita e vibrante, com bares e restaurantes, vida noturna. É onde a cidade "acontece".
Nos hospedamos em Pest, e se for a sua primeira vez, se hospede por lá também!
A melhor parte é que dá pra explorar os dois facilmente... atravessou a ponte Széchenyi Chain Brigde (15-20 min. a pé) já está do outro lado.
A ponte é o simbolo mais icônico da cidade!
Lembro-me bem quando chegamos, num dia cedinho, bem típico cinza e chuvoso, antes das 8 da manhã, e o memorial dos sapatos foi o primeiro lugar por onde passamos. Depois fomos conhecer o Bastião dos pescadores (Fishermen's Bastion) com a linda Igreja Matias (Mattias Church). Esse é um dos locais mais movimentados e famosos de lá. A vista que temos da cidade é de tirar o folêgo. Gostamos tanto que voltamos no outro dia para ver novamente a luz do sol.
Ainda conhecemos o Parlamento Hungaro, um dos edificios mais impressionantes da Europa. A atração principal é ele iluminado a noite.
Em nosso roteiro também tinha O Castelo de Buda e distrito do Castelo, que dentro há um complexo de museus, ruas medievais e mais uma vista panorâmica do Danúbio!
Também conhecemos a Heroes Square, uma praça que homenagea os líderes hungaros. Mas não achamos tão imperdível assim.
Uma opção interessante também é fazer um cruzeiro a noite pelo Rio Danúbio
Fomos próximo a época do Natal, e os mercados de Budapeste já estavam sendo montados também. 🤩
💡Uma dica que eu deixo é: planeje uma viagem pra Europa nessa época, é realmente uma experiência sem igual, apesar de extremamente frio!
Budapeste tem uma gastronomia muito diferenciada, e eu sempre gosto de deixar um pouquinho aqui no blog
🍽️ Então aqui vão alguns dos pratos típicos ímperdiveis de Budapeste:👇 (Eles amam colocar paprica em tudo!!!)
✅ Goulash (o mais famoso): sopa de carne temperada com muuuuita paprica;
✅ Lángos: entre uma pizza e esfirra, é tipo um pão frito ou assada com molho de alho com queijo e creme azedo;
✅ Halászlé: sopa de peixe;
✅ Lécso: ensopado de legumes (tomate, pimentão, cebola e paprica);
✅ Porkot: ensopado mais espesso com porções bem generosas de carne;
✅ Toltott: repolho recheado de carne;
✅ Paprikás Csirke: frango cremoso com paprica.
💡Dica local: recomendação do Gettó Gulyás para comer o Goulash, e o Grand Market Hall para provar as comidas típicas hungaras.
🍰 E não menos importante, que gosto sempre de experimentar, os doces & sobremesas:
✅ Somlói galuska: bolo de pão de ló, com três camadas: massa, nozes e chocolate;
✅ Dobos torte: torta tradicional com calda caramelo crocante;
✅ Rétes: strudel hungáro, tipo o de Praga. Com vários recheios, desde maça, queijo a semente de papoula;
✅ Meggyleves: uma sopa de cereja ácida.
Bastião dos pescadores - Budapeste
🏨🚖 Falando em hospedagem e meios de transporte em Budapeste:
Nos hospedamos em um hotel muito bom pertinho da basílica de Santo Estevão (St. Stephens). De lá faziamos praticamente tudo a pé, e havia muitos restaurantes bons no entorno. Budapeste merece ser explorada o máximo que dá a pé! 😍
Usamos o transporte público apenas pra ir e voltar do bastião dos pescadores, e foi bem tranquilo e fácil. O ônibus sai direto do centro de Pest, e a linha é a 16. Mas tem como ir de metrô, ou pegar outras linhas de ônibus e ir caminhando... enfim, são várias maneiras. Mas a mais conveniente é a linha 16 do ônibus que para praticamente em frente a Igreja Matias. Só não fomos caminhando porque nesse dia estava chovendo bem, mas também da pra ir andando e explorando a pé até chegar lá, só atravessar a ponte e seguir. No outro dia, fizemos assim!
💡 Dica de localização: se hospede no lado Pest, no Distrito V (centro) é o coração da cidade. Assim você fica perto dos principais pontos turísticos, restaurantes e transporte público.
Continuando a saga de indicações, fomos a um rooftop bem legal e deixo aqui a recomendação: 360 bar!
Um dos rooftops mais populares e frequentados de Budapeste, tem uma vista 360 sobre a cidade inteira. Fica no topo do edifício Andrássy. Com atmosfera vibrante, drinks, vinhos & comidas, descontraído, música boa e DJ, e o mais legal: você curte tudo isso dentro daqueles igloos de inverno!
Necessita de reserva com antecedência, e se puder, reserve ao por do sôl!
Budapeste tem muitos ruin bars (bares em prédios antigos e “alternativos”) no bairro judeu, com diferentes estilos e climas, vale explorar também.
Vista panorâmica da Ponte das Correntes (Széchenyi chain bridge) pelo Castelo de Buda
Parlamento de Budapeste
Parlamento de Budapeste
E para encerrar, espero de coração que a nossa experiência por Budapeste contribua no planejamento da sua viagem!
E se quiser fazer um combinado de Leste Europeu, leia os blogs dos outros países já disponível aqui em nosso site, e em breve liberaremos mais! 🤩
E lembre-se: para entrar na Europa é obrigatório Seguro Viagem. Sempre consulte com antecedência as regras de entrada de cada país nos sites oficiais do Governo.
E se tiver dúvidas, conte com a nossa consultoria personalizada, sabemos que caminhos certos fazem toda a diferença e um olhar atento pode transformar a sua viagem em uma experiência inesquecível.
até o próximo blog. ✈️
Com carinho,
Amanda.💙
Praça do bastião dos Pescadores - Budapeste
O leste europeu guarda cultura, arte e muito mais da era medieval. Que tal colocar esse destino na sua lista?
Entre em contato com a Fly.e Travel e planeje agora a sua viagem!