Áustria
Entre alpes austríacos & cidades imperiais do leste Europeu 🇦🇹
Áustria
Entre alpes austríacos & cidades imperiais do leste Europeu 🇦🇹
Rio Inn - Innsbruck
Swarovsky Crystal World - Wattens (próx. a Innsbruck)
A Áustria pra mim é a combinação perfeita de tradição, cultura clássica e beleza. 🥹
No Blog de hoje, irei falar sobre a terra do Mozart, e as três cidades que visitamos nesse país estonteante: Innsbruck, Hallstatt e Viena. 💙
Começamos por Innsbruck de carro 🚗. É uma cidade imperial lindissíma, que fica em Tirol, nos alpes austríacos. Ela é cortada pelo Rio Inn, que completa ainda mais a paisagem. É uma cidade relativamente pequena, e animada.
Muitas pessoas costumam fazer bate-volta de Munique ou Salzburgo, ou estar só de passagem. Mas nós escolhemos ficar um dia e pernoitar lá. Um dia+noite é suficiente para curtir o centro histórico, explorar a cidade e conhecer o Museu Swarovski (aqueles cristais famosos - e ele é realmente grandioso. Valeu muito a pena!)
O Centro Histórico (na Europa eles são chamados de Altstadt. Quando você ver essa palavra, já sabe...)
O que é interessante conhecer por lá:
✅ Telhadinho de Ouro ou Goldenes Dachl: é o cartão postal da cidade, e o ponto turistico mais famoso da cidade;
✅ Rio Inn: onde tem a ponte Innbrucke e a Marktplatz. Lá se tem uma visita da linda das famosas casinhas coloridas;
✅ Rathaus e Annasaule: antiga prefeitura do século 15 e uma coluna com a estatua de Nossa Senhora;
✅ Hofburg: Palácio imperial de Innsbruck;
✅ Swarovsky Crystal World: Localizado em Wattens, é o museu da famosa marca de cristais, um complexo extremamente bonito e bem projetado, tudo usando cristais. É realmente incrível, mas se você tiver pouco tempo, priorize o Centro histórico, pois a swarovsky fica a uns 20 minutos de Innsbruck;
✅ E se for no inverno, suba os alpes: Sugiro a montanha Nordekette pois tem acesso mais fácil. Mas pode escolher entre Nordekette (2334 m), Patscherkofel (2246 m) e Nockspitze (2403 m).
Fomos quase no inverno, era Novembro, os mercados de natal já estavam sendo montados em Innsbruck, mas não estavam funcionando ainda. Na Áustria, só conseguimos aproveitar o mercado de natal de Viena, que achei maravilhoso e uma baita experiência! Como é bom provar todas as comidas heheh [nessa viagem ainda conhecemos o mercado de natal da Polônia que eu ainda gostei mais do que o de Viena].
A culinária austríaca é um pouco parecida com a alemã. Muitos pratos a base de salsicha, carne de porco e batatas!
Essa é a parte mais difícil pra mim na Alemanha e Áustria, pq não gosto desse tipo de comida. Pro André foi bem fácil! 😅
Em Innsbruck vale experimentar a Torta Sacher. Um doce que consiste em camadas de bolo de chocolate, com geleia de damasco e cobertura de chocolate amargo.
Vale uma visita também: a cervejaria Theresienbrau, é a única cervejaria em Innsbruck que produz sua própria cerveja!
E para se hospedar em Innsbruck, prefira o Centro histórico, é o melhor local! Quanto mais perto do telhadinho de ouro, melhor e mais conveniente fica o roteiro.
De Innsbruck seguimos de carro rumo a Hallstatt, que também fica nos alpes. Um vilarejo mágico, que todos já reconhecem pelo papel de parede do Windows! (vou deixar a foto) 😍
Em Hallstatt muitos preferem passar só de visita, e continuar viagem, mas nós também escolhemos passar a noite. E posso dizer? foi uma das escolhas mais certeiras. Hallstatt é um lugarzinho que você não tem vontade de ir embora nunca. Perfeito demais. Ouso dizer que é uma das cidades mais lindas que visitamos na Europa. Até mais que a Suíça...
É necessário estacionar o carro fora da cidade nos estacionamentos apropriados, e de lá pegar um carrinho que te leva até o hotel com suas malas. É proibida a entrada de carros no centrinho. (Nem comporta na verdade, são ruas beeem pequenininhas).
Os estacionamentos para deixar o carro são demarcados em P1/P2 e P3/P4.
Deixamos nosso carro no P1. Esse e o P2 enchem bem rápido pois é mais perto do centro. P3 e P4 ficam a 30 min do centro, e geralmente nesses acomodam os ônibus. Porque as pessoas vão de excursão para passar o dia e voltam para Salzburgo ou Innsbruck no fim do dia.
Praça do Centro Histórico de Innsbruck
Escolhemos um hotel excelente, localizado na praça do vilarejo, e a vista era incrível! Ah, você sabia que o vilarejo de Hallstatt serviu de inspiração para o filme Frozen?! A praça em especifico, é muito igual. 🤩
O hotel era demais, e o quarto então, com varanda e vista para o Lago... um verdadeiro conto de fadas! 🥹 Ele está entre os 10 melhores de Hallstatt em quesito luxo e elegância, e o nome dele é Seewirt Zauner. Diárias a partir de 1200 reais (já convertendo). Dentro do hotel há um restaurante com pratos típicos da culinária alpina.
Se hospedar em Hallstatt é bem caro, e é por isso que muitas pessoas escolhem apenas passar o dia na cidade e voltar para as cidades grandes para dormir. Mas nós amamos, e vale o investimento sim! Só se programar com antecedência. Mas se você realmente busca por bom custo x beneficio não passe a noite em Hallstatt.
Em Hallstatt não há taaantas coisas a se fazer, é apenas uma vila com menos de 1000 habitantes. Então é parar, contemplar a paisagem, sentir a paz, e explorar muito cada cantinho desse vilarejo que é um verdadeiro conto de fadas! E claro, não deixar de tirar várias fotos no cartão postal da cidade que foi o papel de parede do Windows mais famoso por muito e muito tempo!
Lá curtimos muitos cafés e restaurantes. Aproveitamos na beira do lago. E se tiver com tempo suba no topo da montanha, no Mirante SkyWalk. Nesse mirante a gente tem uma vista panorâmica da cidade bem do alto!
Na praça principal, onde nos hospedamos, tem vários bares que vende a cerveja local Das Bier. Produzem na cidade, e vale a pena conhecer!
Vou deixar aqui os restaurantes que mais marcou: aproveitamos um café da tarde no Die Gemischtwarenhandlung am See, muitos bolos e doces! 🤤 Jantamos no restaurante Im do hotel Seehotel Gruner Baum.
O do nosso hotel também era bom! E fomos em outros que não consigo recordar o nome.
Depois de curtir bastante Hallstatt, fomos em direção a exuberante capital da Áustria: Viena!. O berço da música clássica. De fato, toda a cidade é pensada e montada para que todos possam sentir esse AR de "cidade clássica, limpa, culta...
Até lá, deu umas 3h de carro, e lá em Viena entregamos o carro. De fato valeu muito a pena fazer do nosso jeito ao nosso tempo de carro! Locamos na Alemanha (Em Frankfurt) para fazer a rota romântica + Munique e Innsbruck e Hallstatt, devolvendo então em Viena para depois continuar de trem entre Praga, Budapeste e Polônia!
Uma observação muito importante: se você quiser fazer um roteiro assim, procure primeiro saber se a locadora libera locar o carro em um país, atravessar fronteira, e devolver em outro país. Geralmente o custo sai bem mais alto se comparado a tirar e devolver no mesmo local, mas pegando em um local e devolvendo em outro você economiza tempo não tendo que voltar.
Continuando... Viena é uma cidade majestosa e imperial, beeem grande. Quando chegamos lá, os mercados de Natal já estavam funcionando, e nós vivemos uma das experiências mais mágicas que é poder aproveitar um famoso mercado de natal da Europa 😍🎄 Experimentamos de tudo! Tinha até aquele doce famoso de Praga, que eu não resisti e comi antes mesmo de chegar a Praga.
Quando em Viena, o que não pode deixar de conhecer:
✅ Centro histórico com a famosa Catedral de Santo Estevão
✅ Rua Graben: pertinho da catedral, é uma rua bem famosa só para pedestres com muitas lojas e cafés caprichados!
✅ Palácio de Schonbrunn
✅ Palácio de Hofburg
✅ Palácio Belvedere
✅ Ópera de Viena
✅ Parque Prater
✅ Casa de Mozart (se você curte..)
🏨 Em Viena se hospede no centro histórico (Innere Stadt)! De lá da pra fazer tudo caminhando, e é onde se concentra as principais atrações. Se não puder, opte por Leopoldstadt, tem hospedagens mais econômicas se comparado ao centro, e ainda continua sendo uma área boa.
Caso, tenha que se hospedar mais longe, use o sistema de metrô, é eficiente e funciona bem!
O famoso papel de Parede do Windows - Hallstatt
Praça de Hallstatt - Que serviu de inspiração para o filme Frozen.
Hallstatt
Assim como em Innsbruck, em Viena é obrigatório experimentar outra torta Sacher. E também o Kaiserschmarrn, uma massa macia remexida na frigideira, com passas, servida com uma calda quente de frutas vermelhas. É servido em todos os cantinhos mais tradicionais!
E um dos principais pratos salgados é: Schnitzel vienense, um bife frito empanado estilo milanesa servido com maionese e salada.
🍴E alguns locais para comer:
Doces: L'Heiner, AIDA, Sacher Café, Damel
Pratos típicos: Plachutta, Figlmuller
🧑🎄E se você também for/planeja ir na época dos mercadinhos de natal assim como nós fomos, existem vários espalhados por Viena. Mas escolhemos ir no da praça da catedral, é o mais tradicional e antigo!
E para encerrar, espero de coração que a nossa experiência pela Áustria contribua no planejamento da sua viagem!
E lembre-se: para entrar na Europa é obrigatório Seguro Viagem. Sempre consulte com antecedência as regras de entrada de cada país nos sites oficiais do Governo.
A Áustria é muito rica culturamente, um roteiro por lá irá encher seus olhos e coração com memórias de contos de fadas. 🥹
E se tiver dúvidas, conte com a nossa consultoria personalizada, sabemos que caminhos certos fazem toda a diferença e um olhar atento pode transformar a sua viagem em uma experiência inesquecível.
beijô, e até o próximo blog. ✈️
Com carinho,
Amanda.💙
🎄🧑🎄Mercado de natal na praça da Catedral de Santo Estevão - Viena
O leste europeu guarda cultura, arte e muito mais da era medieval. Que tal colocar esse destino na sua lista?
Entre em contato com a Fly.e Travel e planeje agora a sua viagem!